Shopping Bosque Grão-Pará

Buscando por:

O SHOPPING DA COP30

Bosque Grão-Pará reforça iniciativas sustentáveis e destaca práticas em alinhamento à COP30

Projetos culturais, de economia circular e gestão consciente de recursos naturais destacam o papel de Belém na agenda ambiental global

 

Com a aproximação da COP30, que será realizada em Belém, o Shopping Bosque Grão-Pará reforça seu compromisso com a sustentabilidade e com a valorização da cultura da Amazônia como protagonista das discussões sobre o futuro do planeta. O empreendimento apresenta uma série de projetos que valorizam artistas da região e novas iniciativas voltadas à economia circular e ao uso racional dos recursos naturais.

Entre as iniciativas está o espaço de economia criativa Raízes do Futuro, que abrirá no dia 21 de outubro no piso superior. O ambiente reunirá gastronomia, economia criativa e valorização da cultura local.

Além disso, até o final de novembro, o Bosque recebe a instalação “Mirações Digitais”, uma mostra imersiva idealizada pelo artista multimídia Kambô (Luan Rodrigues), que transforma corredores do empreendimento em verdadeiras galerias com narrativas únicas. As obras da exposição ganham vida em realidade aumentada, acessíveis pela tela do celular, proporcionando uma experiência sensorial única para os visitantes.

Ainda dentro da programação especial que antecipa a COP30, o Bosque sediará a exposição interativa “Futuro Carbono Zero”, uma experiência gratuita e aberta ao público que propõe uma reflexão sobre os impactos das fontes de energia no planeta e os caminhos para um futuro mais limpo. Instalada dentro de uma carreta totalmente acessível, a mostra apresenta ambientes temáticos que unem arte, tecnologia e educação ambiental. O público será convidado a percorrer salas imersivas com projeções, instalações audiovisuais e jogos educativos sobre descarbonização, eletrificação e sustentabilidade.

A programação inclui também palestras e oficinas gratuitas sobre arte e tecnologia, upcycling e descarbonização, além da distribuição de mudas de plantas nativas da Amazônia para o público participante.

Comprometido com a preservação ambiental e o fortalecimento das causas sociais, já em outubro o Bosque anuncia uma iniciativa de apoio à ONG SOS Amazônia, iniciativa que visa proteger, conservar e promover a sustentabilidade da maior floresta tropical do mundo, garantindo o futuro da biodiversidade, com um espaço dedicado à venda de ingressos para shows de artistas nacionais, cuja renda total será revertida para o fortalecimento da organização.

As novidades não param, a partir de 27 de outubro, o Bosque oferecerá corridas gratuitas de Uber a partir de pontos turísticos e rotas da COP30 para o Shopping. Para ter acesso será bem fácil, basta escanear o QR Code de um dos totens localizados no aeroporto, Parque do Utinga, Estação das Docas ou Mangal das Garças que automaticamente direcionará ao aplicativo Uber para solicitar uma corrida gratuita.

 

Gestão ambiental 

Entre as ações já implementadas, o Bosque se destaca como maior hub de carregamento para veículos elétricos da cidade. As dezesseis estações disponíveis no estacionamento permite que os clientes recarreguem seus automóveis sem custos adicionais e sem emissão de gases poluentes. Uma inovação sustentável: energia limpa e mobilidade urbana caminhando juntas.

Outra prática de destaque é o sistema de cisternas de água pluvial, composto por quatro reservatórios com capacidade de 60 mil litros cada. Eles armazenam e reaproveitam a água da chuva para irrigação, mictórios, vasos sanitários e reserva técnica de incêndio. A medida reduz o consumo de água subterrânea e o uso de produtos químicos no tratamento do insumo, reforçando o compromisso do empreendimento com a gestão responsável dos recursos hídricos.

Segundo Aldemberg Mello, superintendente do Shopping, a sustentabilidade é parte essencial da identidade do empreendimento. “O Bosque foi concebido para ser mais do que um centro de compras, é um espaço que reflete o compromisso de Belém com o futuro do planeta. Às vésperas da COP30, reforçamos nosso papel em contribuir com soluções que unem inovação, eficiência e responsabilidade ambiental. Nosso trabalho diário é um exemplo prático de que é possível aliar desenvolvimento e preservação”, destaca.

Desde o projeto arquitetônico, o Bosque Grão-Pará incorporou princípios sustentáveis e é o único Shopping do Pará  com a  certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo USGBC (United States Green Building Council). O empreendimento conta com fachadas de alto desempenho, ventilação natural, isolamento térmico e sistemas automatizados que reduzem o desperdício de energia e otimizam o funcionamento de todos os equipamentos. O shopping é o primeiro e único da região a possuir este certificado, o que reforça o DNA ESG do empreendimento.

Além da gestão ambiental, o shopping desenvolve campanhas regulares de conscientização voltadas ao público e aos lojistas. Entre elas, a logística reversa de resíduos eletrônicos, em parceria com o Instituto Descarte Correto, e a coleta e reciclagem de óleo de cozinha, feita com a Eco DM Pará e Indama, nas operações da praça de alimentação, que retorna ao Bosque em forma de detergente líquido, utilizado na limpeza de ambientes estruturais.

Para Raphaella Rocha, gerente de marketing do Bosque, o Shopping vem amplificando suas iniciativas e inspirando novas práticas. “O Bosque já desenvolve ações contínuas que integram o público nesse roteiro como um polo de moda, gastronomia, inovação e sustentabilidade, desde a destinação correta de resíduos até o incentivo à mobilidade elétrica ou os muitos eventos que realizamos. Nosso objetivo é deixar um legado positivo, que transforme hábitos”, afirma.

Para os próximos anos, novos projetos voltados à reutilização de resíduos têxteis, a partir da reciclagem de uniformes, estão sendo planejados, dando continuidade à nossa agenda de economia circular. “O Shopping reafirma seu compromisso com a sustentabilidade ao se preparar para receber o mundo na COP30, promovendo ações que combinam tecnologia, conscientização e respeito ao meio ambiente. Dessa forma, reforçamos o papel inspirador da Amazônia como exemplo global de práticas sustentáveis”, finaliza Raphaella.

Compartilhe: