Art na Lata chega ao Shopping Bosque Grão-Pará
Exposição de esculturas de latas de bebidas gigante apresenta obras de artistas paraenses inspiradas nos debates da COP3
Belém, novembro de 2025. Depois do enorme sucesso durante a COP30, a exposição Art na Lata vai transformar a área externa do Shopping Bosque Grão-Pará em uma galeria a céu aberto, dando continuidade ao diálogo sobre a reciclagem de alumínio. A mostra apresenta 15 esculturas em formato de latas de bebidas de alumínio, customizadas por artistas paraenses de diferentes estilos e linguagens visuais, abordando temas como sustentabilidade, circularidade e identidade amazônica. A visitação é gratuita e aberta ao público entre os dias 29 de novembro e XX de janeiro, inclusive aos sábados e domingos.
Com co-curadoria de Lana Machado, produtora cultural paraense, e Catherine Duvignau, CEO da Toptrends, as obras são assinadas por artistas de grande expressão nas artes plásticas do Pará. São eles: Almir Trindade, And Santtos, Dannoelly Cardoso, Drika Chagas e Odorico, Geraldo Teixeira, Jorge Eiró, Lenu, Kambô, Luis Junior, Mama Quilla, Marinaldo Santos, Mina Ribeirinha, Moara Tupinambá, Natália Lobo e Odair Mindello.
De acordo com Raphaella Rocha, do gerente de marketing do Shopping Bosque Grão-Pará, a exposição está totalmente alinhada ao posicionamento do empreendimento, um dos pioneiros no estado ao integrar iniciativas voltadas à sustentabilidade em sua arquitetura e operações, como programas de reciclagem (lixo eletrônico e óleo de cozinha) e parcerias para descarte consciente.
“Desde a sua fundação, o Shopping Bosque tem a sustentabilidade em seu DNA. Somente neste ano, nosso sistema de logística reversa reforçou essa prioridade: no primeiro semestre, coletamos mais de uma tonelada de resíduos eletroeletrônicos destinados à reciclagem”, diz Raphaella Rocha, gerente de marketing do Shopping Bosque.
“Receber a exposição Art na Lata fortalece ainda mais esse compromisso, porque conecta arte, consciência ambiental e o engajamento da comunidade. E essa é apenas uma das várias iniciativas que seguimos impulsionando”, finaliza.
Idealizado pela Trends, empresa do grupo Toptrends, referência em marketing cultural e projetos de arte urbana, o Art na Lata também valoriza a lata de alumínio para bebidas, a embalagem mais reciclada do Brasil. O patrocínio é da Novelis, líder mundial em laminação e reciclagem de alumínio, via Lei de Incentivo à Cultura. “Com o propósito de sensibilizar o público para os impactos positivos da reciclagem e para a construção de um futuro mais sustentável, a exposição Art na Lata reforça o papel da arte como um meio potente de inspiração e mudança”, afirma Catherine Duvignau.
Sustentabilidade que inspira. Para a Novelis, o projeto reflete seu compromisso com a criação de um mundo sustentável por meio da circularidade do alumínio, com destaque para a reciclagem das latas de bebidas pós-consumo, um exemplo de sucesso em nível nacional e internacional.
“A economia circular é a base do nosso modelo de negócio. Por meio da arte, criamos um chamado para que o público se conscientize sobre o impacto positivo que a reciclagem do alumínio, especialmente das latinhas de bebidas, gera para a sociedade e para o planeta, contribuindo diretamente para a descarbonização e o combate às mudanças climáticas. A exposição chama a atenção para a causa, e esperamos, com isso, criar um senso coletivo”, afirma Aline Doro, gerente de Comunicação e Responsabilidade Social da Novelis América do Sul.
Segundo a Recicla Latas, o Brasil reciclou 97,3% das latas de alumínio para bebidas destinadas ao consumo em 2024, mantendo o país entre os líderes globais no reaproveitamento desse material pelo 16º ano consecutivo. Desse total, aproximadamente 20 bilhões de latas provenientes do mercado nacional foram reaproveitadas pela Novelis, o que representa cerca de 60% de todo o alumínio reciclado no país.
Esse desempenho reforça o papel estratégico da reciclagem na redução das emissões de carbono. O reaproveitamento do alumínio consome até 95% menos energia e emite significativamente menos gases de efeito estufa quando comparado à produção primária. Além disso, a cadeia da reciclagem movimenta a economia local, gerando renda para mais de 800 mil famílias envolvidas na coleta seletiva em todo o Brasil.
Serviço – Exposição Art na Lata
Onde: Shopping Bosque Grão-Pará (Av. Centenário, 1052 – Val-de-Cans, Belém – PA)
Quando: De 25 de novembro a xx de janeiro de 2026.
Horário: conforme funcionamento do shopping (segunda a sábado, de 10h as 22h e aos domingos de 12h às 22h).
Entrada gratuita
Sobre Shopping Bosque Grão-Pará
Há 10 anos, o Shopping Bosque Grão-Pará foi inaugurado em Belém e tornou-se referência em modernidade, entretenimento e gastronomia em Belém, reunindo cerca de 200 lojas, ampla praça de alimentação, cinemas e estacionamento para mais de 2 mil veículos.
Localizado em área estratégica, o empreendimento destaca-se também pela arquitetura que valoriza áreas verdes e homenageia a capital paraense.
Comprometido com o meio ambiente, o Bosque foi o primeiro shopping sustentável de Belém, adotando práticas construtivas responsáveis e buscando autossustentabilidade. Suas ações atenderam critérios de certificações como o Leed e renderam prêmios, reforçando seu papel de integrar tecnologia, sustentabilidade e convivência em um único espaço.
Sobre a Novelis no Brasil
No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André, ambos no estado de São Paulo. A operação local envolve cerca de 1.700 profissionais e alcançou receita da ordem de R$ 15 bilhões no ano de 2025. Atualmente, a empresa possui capacidade de laminação de 720 mil toneladas/ano e capacidade de reciclagem de 500 mil toneladas/ano. Os investimentos atuais de R$ 450 milhões devem ser concluídos até 2025, elevando a capacidade de laminação para 750 mil/toneladas/ano. A companhia mantém 14 centros de coleta de sucata distribuídos pelo país.
Sobre a Liga da Reciclagem
A Liga da Reciclagem, movimento idealizado pela Novelis, deseja propor uma transformação real no planeta por meio da economia circular. Tendo como foco a reciclagem do alumínio, a Liga busca o engajamento e fortalecimento dos elos da cadeia – sociedade, cooperativas de reciclagem, catadores, varejo e indústria – para criar oportunidades, impulsionar escolhas sustentáveis e impactar positivamente o mundo. Para saber mais, nos acompanhe em @ligadareciclagembr.
Sobre a Toptrends
Criada em 2004, a Toptrends nasceu com o propósito de unir cultura, causas sociais e marcas por meio de experiências que aproximam arte e público. Ao longo de 21 anos, a empresa consolidou-se como uma das principais referências em marketing cultural e arte urbana no país. Entre seus projetos, destacam-se a Mônica Parade, em parceria com a Mauricio de Sousa Produções; a Call Parade, idealizada para a Vivo; e as mostras Big Heart Parade e 17 ODS para um Mundo Melhor, atualmente em itinerância por diversas capitais brasileiras. Detentora dos direitos exclusivos da CowParade no Brasil, um dos maiores eventos de arte de rua do mundo, a Toptrends já realizou 14 edições no país, incluindo a edição da CowParade em Belém (PA), em 2016, que integrou as comemorações dos 400 anos da cidade. Na ocasião, Fafá de Belém, madrinha da mostra, coassinou uma obra com o artista Sebá Tapajós.